SOBRE NÓS

O QUE FAZEMOS

LINKS

SIGA-NOS NAS REDES

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

A Liberação Tecidual Funcional® é um conceito de tratamento manual, específico para fibroses, aderências e cicatrizes, respaldado pelas pesquisas científicas nas áreas do reparo tecidual, da mecanobiologia e da neurofisiologia dos tecidos conjuntivos. 

subir.png

TRATAMENTOS

DRENAGEM

LINFÁTICA MANUAL

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica manual que tem como objetivo favorecer a eliminação de líquido e toxinas que estão em excesso no corpo. As pressões devem ser suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, seguindo sempre o trajeto dos vasos linfáticos. 

Como funciona?

O sistema sangüíneo leva nutrientes e retira as substâncias tóxicas dos tecidos, além de ter uma permeabilidade que permite sair do vaso sangüíneo liquido e algumas substâncias que vão ficar acumuladas entre as células. Os capilares linfáticos tem a função de reabsorver esse liquido rico em proteínas, mucopolissacarídeos, lipoproteinas, ácidos graxos, bactérias e fragmentos de células. Nos capilares linfáticos esse liquido passa a se chamar linfa, que flui para os vasos linfáticos e chega nos gânglios linfáticos (onde as bactérias e outras partículas estranhas são aprisionadas e destruídas).
 

Os vasos linfáticos profundos transportam a linfa para dois grandes canais que desembocam nas veias subclávias e jugular direitas e esquerdas, onde ocorre a mistura da linfa com o plasma sangüíneo.

O que pode causar retenção de liquido?

Vários fatores influenciam no bom funcionamento do sistema linfático, alguns exemplos são: dieta rica em sal e gordura, alterações hormonais, problemas circulatórios, processos inflamatórios, roupa apertada, etc.

 

Como se manifesta uma circulação linfática deficiente?

O corpo fica sobrecarregado, por um excesso de liquido

que não consegue reabsorver. 

 

Como elimina-se o excesso de líquidos e toxinas?

Por estimulação ao funcionamento dos rins, todos os detritos acabam sendo eliminados naturalmente através da urina, portanto, é comum sentir vontade de urinar com mais freqüência após a sessão, e este é um sinal que a Drenagem Linfática foi bem feita.

 

Quais as indicações da Drenagem Linfática?

Algumas indicações da Drenagem Linfática são: período pré-menstrual; celulite; pré e pós operatório;  edema;  linfedema, sensação de cansaço nas pernas; gestação entre outros.

 

A Drenagem Linfática Manual dói?

Não, como já foi dito as pressões devem ser lentas, suaves e relaxantes. Uma pressão que cause dor pode romper vasos e formar hematomas, trazendo complicações para o quadro da paciente. Os capilares linfáticos, responsáveis pela captação da linfa estão localizados logo abaixo da pele, e acima dos músculos, portanto não existe “Drenagem Linfática Profunda”.

 

Porque sempre devemos fazer Drenagem Linfática?

Além de todas as indicações já citada, ativa o sistema vegetativo, aumentando a sensação de relaxamento, ajudando a combater o stress, proporciona regeneração e defesa dos tecidos, aumentando a eliminação de toxinas por diurese em até 24 horas. É sempre bom lembrar e recomendar que a Drenagem Linfática deve ser praticado por fisioterapeutas com profundos conhecimentos de anatomia e fisiologia do sistema linfático, além da técnica a ser utilizada.